Rocambole de Chocolate com Nutella, nada de malabarismo na cozinha para fazer rocambole e com nossas dicas para o resultado perfeito!

Não se sabe ao certo a origem do rocambole, mas tudo aponta que tenha surgido na França. Esse bolo enrolado de massa super delicada é degustado no exterior com recheios a base de chantili e no Brasil amamos com a famosa goiabada e doce de leite. Apesar da versão tradicional ser um sucesso, hoje vamos te ensinar uma receita nada tradicional, um rocambole de chocolate com nutella, que vai fazer sucesso entre todos.

Muita gente tem medo de fazer o rocambole porque acha difícil ou porque já ouviu falar de formas mirabolantes de enrolar usando toalha molha e outras técnicas bem estranhas, mas vou te dizer que você não precisa nada disso, e com essa receita, vai achar tão fácil rocambole que vai querer fazer todo dia….ou pelo menos todo fim de semana né!

Uma dica importante é usar uma forma retangular grande e forrar com papel manteiga. Não precisa untar com nada, o papel manteiga vai fazer todo o truque. Se o papel manteiga não pegar toda a lateral da forma não se preocupe, antes de enrolar basta passar uma faquinha para soltar o rocambole das bordas da forma.

Uma outra dica é enrolar o rocambole logo que sair do forno, ou ainda porno, isso faz com que ele solte com mais facilidade do papel manteiga.

Depois dessas dicas agora é a sua fez de fazer essa receita super fácil e deliciosa.

Ingredientes

5 ovos
4 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de cacau em pó 100% ou 50%
1 colher de chá de essência de baunilha

1 pote de pelo menos 150 g
Açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de Preparo

  • Na batedeira, bata as claras em neve.
  • Ainda com a batedeira ligada adicione o açúcar e a essência de baunilha e bata por mais 1 minuto.
  • Logo em seguida adicione as gemas, bata apenas para encorpar a massa.
  • Por último adicione a farinha de trigo e o cacau em pó e bata novamente por alguns segundos.
  • Dispor a massa em uma forma retangular de 48×25, com o fundo forrado com papel manteiga. Não é necessário untar o fundo ou laterais.
  • Assar no forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 15 minutos ou até que ao furar a massa com um palito ele saia seco.
  • Com o rocambole ainda morno, espalhe a Nutella e enrole. O papel manteiga vai te ajudar a enrolar, assim que for enrolando, tire o papel manteiga gradativamente.
  • Cubra com Nutella por fora ou apenas polvilhe açúcar de confeiteiro para decorar.